A solidão

Como a Terapêutica NeoTantrica pode ajudar?

A escuridão da solidão não pode ser combatida diretamente. Isso é algo essencial que todos devem entender: Existem algumas coisas fundamentais que não podem ser modificadas. E esta é uma delas: você não pode lutar com a escuridão diretamente, com o medo do isolamento diretamente. A razão é que nenhuma dessas coisas existe; elas são simplesmente ausências de alguma coisa, assim como a escuridão é a ausência da luz.

Então o que você faz quando não quer que o quarto esteja escuro? Você não faz nada diretamente com a escuridão – ou faz? Você não pode empurrá-la para fora. Não há possibilidade de criar algum esquema para que a escuridão desapareça. Você deve fazer algo com a luz. E isso muda toda a situação. É por isso que eu chamo de algo essencial, de um fundamento…Você sequer toca a escuridão; você não pensa nela. Não há porquê; ela não existe, é somente uma ausência.

Então, apenas traga luz ao local e você não encontrará mais a escuridão, porque ela era a ausência da luz, simplesmente a ausência da luz – não algo material, com o seu próprio ser, não algo que exista. Mas simplesmente porque a luz não estava lá, você teve a falsa sensação de existência da escuridão.

Você pode ir em frente lutando com a escuridão por toda a sua vida e não será bem sucedido, mas somente uma pequena vela é suficiente para dispersá-la. Você precisa trabalhar pela luz porque é positivo, existencial; ela existe por si própria. E uma vez que a luz vem, qualquer coisa que era a sua ausência desaparece.

Osho

A solidão é similar à escuridão

Você não conhece a sua solitude. Você não experienciou a solitude e sua beleza, o seu tremendo poder, a sua força. Solitude e solidão são sinônimos no dicionário, mas a existência não segue os dicionários. E ninguém ainda tentou fazer um dicionário existencial, que não entrasse em contradição com a existência.

A solidão é a ausência.

Porque você não conhece a sua solitude, existe o medo. Você se sente sozinho e então você quer se apegar a alguma coisa, a alguém, a algum relacionamento, só para manter a ilusão de que você não está sozinho. Mas você sabe que está – por isso a dor. Por um lado, você está se apegando a algo que não é real, que é somente um arranjo temporário – um relacionamento, uma amizade.

E enquanto você está em um relacionamento, você pode criar uma pequena ilusão para esquecer a sua solidão. Mas este é o problema: ainda que você possa esquecer por um momento a sua solidão, no momento seguinte você subitamente se torna consciente que o relacionamento ou a amizade não é permanente. Ontem, você não conhecia este homem ou esta mulher, vocês eram desconhecidos. Hoje, vocês são amigos – quem sabe o dia de amanhã? Amanhã vocês podem ser desconhecidos novamente – daí a dor.

A ilusão dá certo consolo, mas não pode criar a realidade para que todos os medos desapareçam. Ela reprime o medo, então na superfície você se sente bem – ao menos você tenta se sentir bem. Você finge se sentir bem para si mesmo: quão maravilhoso é esse relacionamento, quão maravilhoso é este homem ou esta mulher. Mas atrás da ilusão – e a ilusão é tão fina que você pode se ver através dela – há dor no coração, porque o coração sabe perfeitamente bem que amanhã as coisas podem não ser as mesmas… e elas não são as mesmas.

Osho

Venha conhecer as práticas e meditações utilizadas na Comunna Metamorfose. Você irá conhecer uma nova metodologia que dissolve os processos mentais geradores de isolamento, aprendendo a relacionar-se com a sua intimidade, com a sua natureza mais íntima, e a lidar com as suas emoções de uma forma saudável.

Venha conhecer pessoas de bem, sinceras e altruístas, que também se frustraram e se decepcionaram com a ordem social, que oprime os sentimentos humanos. Teremos o maior prazer em recebê-la(o) para conhecer a nossa comunidade e nossos grupos de suporte para o seu desenvolvimento pessoal.

Na Sadhana Comunna Metamorfose você pode confiar.

* Texto Autoral
Proibida a reprodução total ou em parte sem a autorização expressa do autor.
Copywriter: Deva Nishok

plugins premium WordPress